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09 Aug Posted by in Games | Comments

Review do Jogo Saboteur

Review do Jogo Saboteur
 

Autor: Frederic Moyersoen.
Gráfico:
Andrea Boekhoff.
Jogadores: 3 a 10 Jogadores.
Idade Recomendada:
Acima de 8 anos.
Duração:
Aproximadamente 30 minutos.
Ano de publicação:
2004.

Sinopse

O jogo é dividido em 3 rodadas onde em cada uma o jogador recebe uma carta de personagem, podendo ser minerador ou sabotador, mas ninguém ficará sabendo quem é quem.

O objetivo dos mineradores é conseguir cavar caminhos pela mina até encontrar o lendário tesouro. Caso consigam, todos os mineradores receberão uma parte do tesouro no final de cada turno do jogo.

Os sabotadores devem impedir de todas as maneiras que os mineradores cheguem ao seu objetivo. Caso consigam, todos os sabotadores recebem uma parte do tesouro no final do turno.

Os membros de cada equipe devem ajudar-se para alcançar seus objetivos, mesmo que não saiba quem está do com o sabotador e quem está com o minerador.

Fim do Jogo

Vence o jogador que tiver mais pepitas de ouro em cartas no final de 3 rodadas.


Carta de pepita

Como jogar

Em cada rodada do jogo a peça inicial é colocada para iniciar o caminho. 3 cartas de de caminho com ouro (somente uma das 3 possui o ouro) são embaralhadas e colocadas na mesa viradas para baixo, com uma distância de 7 cartas da carta inicial.

São distribuídas as cartas de personagens para os jogadores (minerador ou sabotador).

As cartas de caminho e ações são embaralhadas e distribuídas para os jogadores de acordo com as seguintes regras:

  • 3 a 5 jogadores: 6 cartas.
  • 6 a 7 jogadores: 5 cartas.
  • 8 a 10 jogadores: 4 cartas.
  • As cartas que sobrarem devem ser colocadas na mesa viradas para baixo.

Cartas de pepita de ouro são guardadas para ser usadas no final de cada rodada.

Na vez de cada jogador ele poderá usar 2 tipos de cartas ou descartar uma carta, comprar outra e passar a vez.

1.    Carta de caminho

  • Só pode usar esta carta se o carrinho de mineiro não estiver quebrado.
  • As cartas devem ser colocadas na vertical e encaixar com as cartas à sua volta para formar um caminho.

 

2.    Carta de Acao

  • Mapa: o jogador que usar pode ver uma das 3 cartas de ouro que estão viradas para baixo, sem mostrar para os outros.

  • Desmoronamento: usadas para destruir uma carta de caminho que já está sobre a mesa, impedindo-o de continuar o caminho para frente até que um jogador coloque outra carta em seu lugar.

  • Ataque: estraga o atributo do personagem, que encontra-se dentro do ícone em vermelho da carta.

  • Conserto: pode ser usadas em si mesmo ou nos outros jogadores, consertando o ícone em verde do carrinho que estiver estragado.


Caso um jogador esteja com alguma parte do seu carrinho estragado, só poderá usar cartas de ação até que ele mesmo se conserte ou outro jogador decida consertar ele.

Ao final do uso de cada carta (ou descarte), o jogador deve comprar outra carta e passar a vez para o próximo.

Fim da Rodada

Vitória dos mineiros

Quando um caminho, desde a carta inicial, chegar na carta de ouro virada para baixo e nesta carta tenha uma pepita de ouro. Caso não tenha, o jogo continua.

Caso encontre a pepita de ouro, os mineradores vencem a rodada e as cartas de personagens são reveladas.

São separados os números de cartas de pepita de ouro com 1 número a mais que o de mineiros no jogo. Por exemplo, 7 mineiros ganharam, então são 8 cartas de pepitas separadas.
Á partir do jogador que colocar a última carta que fechar o caminho, ele escolherá uma das pepitas e passará as outras para os outros mineiros. No final da escolha, este jogador ficará com 2 cartas e os outros com 1.

Vitoria dos sabotadores

Quando todas as cartas de ações e caminhos acabarem, tanto da mesa para compra como da mão dos jogadores, sem ter completado o caminho para o ouro.

Cada um recebe o número de pepitas de acordo com o de sabotadores:

  1. Um sabotador no jogo, ele recebe uma carta de pepita no valor de 4 ouros.
  2. Dois a três sabotadores, cada um recebe uma carta de pepita no valor de 3 ouros.
  3. Quatro sabotadores, cada um recebe uma carta de pepita no valor de 2 ouros.

No final da 3 rodada é contabilizado quantas pepitas de ouro cada jogador tem. Vence quem tiver mais pepitas.

Avaliação

Sabouteur é um jogo de cartas onde as pessoas precisam se ajudar por um objetivo em comum, mas ao mesmo tempo elas não têm total certeza de quem está do seu lado e quem não está.

Dependendo dos jogadores, podem ocorrer vários blefes, pessoas prejudicando seus próprios parceiros e beneficiando o inimigo ou muitas vezes ajudando um inimigo sem saber, o que torna o jogo ainda mais divertido e enigmático.

Outro ponto positivo é que o jogo só termina depois de 3 rodadas, então em cada rodada o jogador pode ser outro personagem e não somente um personagem durante o jogo inteiro, tornando mais difícil de outros jogadores descobrirem o que cada jogador é.

Além de ser um jogo rápido em comparação a outros jogos de estratégia, Sabouteur realmente é um jogo muito divertido.

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